Nova fase do Selo XIS
EVENTO NO SUL DA BAHIA MARCA NOVA FASE DO SELO XIS – CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE PARA EMPREENDIMENTOS DO TURISMO
Porto Seguro/BA – Durante os dias 4 e 5 de dezembro, o Primeiro Fórum SeloXIS – Multiplicando Inovação e Sustentabilidade vai transformar a Praia do Espelho num polo de produção e trocas de conhecimento, sobre um dos grandes desafios do turismo no Brasil e no mundo: a sustentabilidade.
Durante o evento também será apresentada a nova estrutura do SeloXIS, lançado em 2021. A novidade é que além de atestar boas práticas sustentáveis de empreendimentos e órgãos governamentais do segmento de turismo, o SeloXIS também passará a oferecer consultorias e implementação de iniciativas da agenda ESG. Para isso, foi criada uma metodologia nova, própria, mais robusta e desenvolvida a partir dos principais frameworks reconhecidos internacionalmente.
Como funciona o SeloXIS
O processo de certificação do SeloXIS envolve quatro fases: avaliação, mapeamento de emissões, compensação e rastreabilidade do impacto por meio de tecnologia blockchain.
Inicialmente, a certificação foi criada para verificar as práticas socioambientais apenas dos hotéis do Circuito Elegante, empresa que há mais de 20 anos chancela a excelência dos serviços de hotéis e pousadas em todo o país. Com o passar do tempo, no entanto, Priscilla Bentes, CEO do Circuito Elegante e idealizadora do SeloXIS, percebeu a importância de ampliar o alcance do projeto. “Precisamos envolver todos nesse propósito”, diz ela. “Nossa metodologia está ancorada com base nos principais indicadores mundiais de sustentabilidade ESG. A premissa é gerar impacto positivo nos destinos, indo além das boas práticas das empresas em si”.
Diferenciais da certificação
Um dos diferenciais do Selo Xis é que os empreendimentos certificados devem apoiar as comunidades locais por meio de iniciativas para melhoria da qualidade de vida. Para isso, o SeloXIS conta com a parceria da ONG Mecenas da Vida, criada pelo engenheiro florestal Salvador Ribeiro. Ele desenvolveu o projeto Turismo CO2 Legal, reconhecido pela UNESCO e vencedor de vários prêmios, e é responsável pela triagem e capacitação das pessoas em vulnerabilidade social nos destinos.
Ao aceitar fazer parte do programa e receber um pagamento mensal, as famílias impactadas assumem compromissos com a conservação e regeneração do meio ambiente local. O objetivo é criar destinos Guardiões do Clima, onde o turismo é protagonista no enfrentamento das questões climáticas no Brasil e, ao mesmo tempo, fomentar condições para locais mais preservados e para a inclusão social.
Assim, diferentemente da maioria dos programas de compensação de emissões de gases de efeito estufa, que apenas plantam árvores, a certificação inclui uma proposta inovadora, criando um ciclo de impactos ambientais e sociais positivos ao envolver moradores, viajantes e o setor de turismo do destino. Dessa forma, cada empresa certificada passa a ser corresponsável por projetos para geração de renda.
“É preciso cuidar das pessoas para que todos possam cuidar do planeta”, explica a CEO. Não é possível ser sustentável, enquanto houver miséria”, diz Priscila.
Parcerias estratégicas
Além da ONG Mecenas da Vida, o SeloXIS conta com a parceria da FLUXO, empresa Júnior da UFRJ responsável pelos relatórios de emissões e pela orientação para minimização; da PROWA, consultoria que apoiou a construção da nova metodologia de certificação junto com a consultora em ESG, doutoranda da Unicamp e também sócia do SeloXIS, Aline Schneiders. O projeto conta também com uma equipe multidisciplinar que permite escalar para destinos por todo o país.
Sobre o Fórum
No encontro haverá painéis apresentados pela equipe do SeloXIS, além de convidados com experiências diversificadas. Um deles é a idealizadora do movimento Verdes Marias, Mariana Bombonato, que orienta pessoas interessadas em uma vida mais sustentável. Ela vai falar sobre “Microrrevoluções diárias e o papel do indivíduo dentro do turismo sustentável”.
Já Isabela Veronezi, fundadora e CEO da Reorder, vai falar sobre o
potencial transformador da moda sustentável e apresentar o Movimentos pelos Oceanos, que transforma redes de pescadores em fibras para confecção de tecidos. O empresário Válber Azevêdo, CEO da Datta Imagem e sócio do SeloXIS, vai mostrar como a tecnologia blockchain pode ser usada para trazer transparência e rastreabilidade na cadeia de valor.
Também participarão do fórum representantes de iniciativas locais que estão transformando o turismo na região, levando mais consciência socioambiental a um destino famoso por seus estabelecimentos e serviços de luxo. Entre eles, está Diana Rosa, da Associação Amigos de Itaporanga, instituição que cria e coordena projetos educacionais para a comunidade da região; e Julia Chama, designer de moda e coordenadora do Mulheres de Caraíva, um dos projetos da ONG CaraívaViva, que qualifica jovens e adultos da comunidade no ofício de corte/costura.
Sobre o Circuito Elegante®
Selo de qualidade e garantia da excelência dos serviços no setor, o Circuito possui a maior seleção de estabelecimentos de hospedagem, gastronomia e serviços do Brasil, com o objetivo de atender viajantes exigentes, por meio de sistema próprio de CRM e TI – o que possibilita os hotéis a se anteciparem aos gostos e desejos dos hóspedes.
Serviço
Fórum de Sustentabilidade Selo XIS
Dias 04 e 05 de dezembro
Pousada Outeiro – Estrada de Caraíva, Km 18, s/n, Condomínio Outeiro das Brisas – Porto Seguro/BA
Imprensa
BANCA Comunicação
Ludmila Vilar – [email protected] e (11) 98111 0401
Gabriella Cunha Lima – [email protected] e (11) 97449 0403
Programação
DIA 4 – SEGUNDA-FEIRA
10h00 às 12h00 - O SELO XIS
- Priscila Bentes – CEO Circuito Elegante e idealizadora do Selo XIS – Boas-vindas & visão geral do projeto, que possui 3 fases distintas
- Fase 1 – Ferramenta e implementação por Aline Schneiders – Sócia do Selo XIS, pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas, Coordenadora de Pós-graduação em Sustentabilidade e ESG na Fafiltec.
- Alan Nunes e Maria Eduarda Motta
- Fase 2 – Calculadora de emissão / consultoria de minimização, por Fluxo Consultoria / UFRJ (empresa sem fins lucrativos da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Soluções inovadoras, visando trazer o melhor retorno possível em projetos ESG.
- Fase 3 – Compensação por Salvador – CO2 Legal – Reconhecido pela UNESCO, em 2011, como exemplo de novas e boas práticas que se reportam às questões da educação para o desenvolvimento sustentável.
- Fase 4 – Transparência – Blockchain por Válber Azevêdo – Sócio Selo XIS, Bacharel em direito, CEO da Datta Imagem Blockchain.
12h00 às 14h00 – ALMOÇO NO BISTRO
14h00 às 15h30 – TURISMO SUSTENTÁVEL – CASES E DISCUSSÃO
- Priscila Bentes – Visão geral sobre turismo sustentável.
- Cases de sucesso
- Marnie Dipolitto – Pousada Outeiro e hostess do evento.
- Silmara Ambrósio – CEO do Rancho do Peixe e Vila Kalango.
- Claudia Narciso – Estância Lomba e Raiz Parque.
- Aline Schneiders (Fase 1 painel Selo XIS) – Sustentabilidade é uma jornada.
15h30 às 16h00 – INICIATIVAS TURISMO EM PORTO SEGURO
- Guto Jones – Secretaria de Turismo de Porto Seguro – Apresentação dos relatórios de resultados 2023 e visão 2024.
16h às 16h30 – COFFE BREAK NA POUSADA OUTEIRO
16h30 às 18h30 – BUSINESS SUSTENTÁVEL & PROJETOS DE IMPACTO
- Ernesto Van Peborg (vídeo) – Instituto Seva – Um olhar sobre os negócios humanizados.
- Flora Bitancourt – CEO Impact Beyond – consultoria de impacto social e inovação – Empresas B, negócios de impacto e terceiro setor: quais as diferenças entre esses modelos de negócio e como podemos transformar nossas atividades comerciais mais sustentáveis.
- Cases de sucesso
- Marcel Leite – Pousada & Restaurante Capim Santo Trancoso. Um dos idealizadores do Projeto Almar Trancoso, que visa promover iniciativas que inspiram e contribuem para o desenvolvimento de impacto positivo em Trancoso. Participação de Flora Bitancourt.
- Mariana Fragoso (Live Virtual) – Diretora Executiva do Instituto Capim Santo – organização com 13 anos de história, voltada para projetos sociais na área da gastronomia.
- Cali Ferreira – Recicla Sul da Bahia – Articuladora movida pelo propósito de transformar Trancoso por meio de soluções em gestão de resíduos recicláveis e orgânicos.
DIA 5 – TERÇA-FEIRA
7h às 8h – AULA DE YOGA NA POUSADA OUTEIRO – TBC
- Milla Monteiro – Instrutora de hatha yoga, pós-graduada e mestranda em Psicologia do Esporte, TED Speaker, Podcaster & Apresentadora do Canal Off.
10h00 às 12h00 – MICRORREVOLUÇÕES
- Mariana Bombonato – idealizadora do Verdes Marias e gerente de projetos na CAUSE. O Verdes Marias é um movimento idealizado por três irmãs que ajudam indivíduos a ter uma vida mais sustentável. Vencedoras do Prêmio Lixo Zero 22. Abordará o tema Microrrevoluções diárias e o papel do indivíduo dentro do turismo sustentável + apresentação de case SP+B.
- Ludmila Vilar – Sócia do SeloXIS e responsável pela área de comunicação do projeto.
- Isabela Veronezi – Fundadora e CEO da Reorder (empresa B) – Movimento pelos oceanos e agente transformador na indústria da moda.
12h00 às 14h00 – ALMOÇO NO BISTRO
14h00 às 16h00 – ONGS e PROJETOS SOCIAIS – PRINCIPAIS DESAFIOS
- Salvador Ribeiro – (Fase 3 painel SeloXis) – ONG CO2 Legal
- Diana Rosa – Associação Amigos de Itaporanga – Idealização e coordenação de projetos educacionais para a comunidade da região e entorno.
- Contramestre Panda – Capoeira Sul da Bahia – Atuando há 13 anos na região, visa transformar crianças e adultos através da filosofia da capoeira.
- Julia Chama – Designer de Moda e Coordenadora do Mulheres de Caraiva – Projeto da ONG CARAÍVAVIVA, que qualifica jovens e adultos da comunidade por meio do ensino de corte/costura.
Das 16h00 às 16h30 – COFFE BREAK
16h30 às 17h00 – FECHAMENTO
- Fernanda Figueiredo – Fundadora e CEO Ecoar Amor, marca que sonha em transformar a forma como as pessoas expressam sentimentos e cuidam das relações importantes em suas vidas. Fernanda trará reflexões sobre todo o conteúdo discutido nos dois dias de evento, reforçando a importância do entendimento das dores e do processo de transformação individual e coletiva.